Produção de cacau no Oeste da Bahia gera boas expectativas

Com produção anual estimada em 250 mil toneladas, o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau do mundo, sendo o estado da Bahia responsável por cerca de 55% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE.



Com produção anual estimada em 250 mil toneladas, o Brasil é hoje o 7º maior  o estado da Bahia produtor de cacau do mundo, sendo responsável por cerca de 55% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE.
Além da importância econômica, o cacau tem um grande valor ecológico. Cultivado racionalmente, em condições que se assemelham às do seu “habitat” natural, a floresta, com um sombreamento permanente de árvores de maior porte, o cacaueiro protege o solo dos efeitos da erosão e da lixiviação (carreamento pelas águas, de elementos nutritivos).
O cacaueiro tem folhas longas que nascem avermelhadas e logo ficam de um verde intenso, medindo até 30 cm. Seus frutos também podem medir até 30 cm de comprimento, apresentando coloração verde, vermelha ou amarronzada, cores que tendem ao amarelo, quando amadurecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *